terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


* Atuação da Fisioterapia no Paciente Oncológico




A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico, como a dor persistente, fibrose, retração e aderência cicatricial secundária a radioterapia, osteoporose, neuropatia periférica, linfedema nos casos de esvaziamento ganglionar, fraqueza muscular, incontinência urinária, fadiga entre outros que atrapalhe suas atividades de vida diária.Podendo atender o paciente em UTI, enfermarias, ambulatorios, clinicas , atendimentos dominiciliar e administrar palestras.

A atuação da fisioterapia faz-se necessária em todas as áreas da oncologia como nos Linfedemas, tumores de MamaOsseosUroginecológicosPulmão, Cabeça e Pescoço, Abdominais, Pediátricos entre outros, ou seja, todos os tipos de câncer em que o paciente necessite não só de acompanhamento fisioterapêutico curativo mais o preventivo.  



Preferencialmente, deve-se iniciar a fisioterapia logo após o diagnóstico e início do tratamento.
A fisioterapia pré-operatória tem por objetivo conhecer as principais alterações pré-existentes, identificar os possíveis fatores de risco para complicações pós-operatória econscientizar o paciente da importância dos procedimentos fisioterapêuticos que serão realizados no pós-operatório.

Todo paciente oncológico requer atenção especial no pós-operatório, principalmente em cirurgias de grande porte, a fim de que se possa evitar futuras complicações respiratórias como pneumonia, atelectasias, diminuição dos volumes e capacidades pulmonares e complicações motoras como Síndrome do imobilismo, Trombose Venosa Profunda, edemas etc.

É necessário que o paciente compreenda a importância e o benefício que a fisioterapia e  os exercícios lhe trarão para a manutenção da flexibilidade e da força muscular, bem como a importância da função do aparelho locomotor e a manutenção do condicionamento cardiovascular e respiratório. Para melhorar suas atividades e trazer benefícios para que possa refazer suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário